Portal Escola Transparente

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABA

Este Portal foi desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso - TCE-MT e cedido para a Prefeitura Municipal de Cuiabá através do Termo de Cessão nº 03/2015

EMEB ADELINA PEREIRA VENTURA

Histórico da Escola

 

A EMEB Adelina Pereira Ventura foi fundada em 1987 pelo Ato de criação, Portaria nº 1756/87 e autorizada pela Res.057/87, tendo seu reconhecimento após alguns anos. A mesma é mantida pela Rede Municipal de ensino do município de Cuiabá por meio da Secretaria de Educação. A unidade Escolar oferece à sua comunidade a modalidade educação infantil, atendendo crianças de 04 (quatro) e 05 (cinco) anos.

A escola está localizada à Rua Padre Rolim S/N paralela a Avenida São Sebastião, no bairro Jardim Independência, a EMEB “Adelina Pereira Ventura” registra matrículas de alunos oriundos de vários bairros da capital como, também, alunos do vizinho município de Várzea Grande.

Até 1999, o atendimento da escola fazia-se restrito aos alunos da Educação Infantil. Porém, com o advento da Escola Sarã, ampliou suas matrículas para o 1º Ano (1º ciclo) constituindo, então, três (03) turmas para esse estágio de ensino.

Em 2004 e 2005, atendendo solicitação da comunidade escolar, a unidade deixou de oferecer a Educação Infantil para dar continuidade ao 1º Ciclo estendendo-se a oferta às demais etapas do mesmo.

No ano seguinte - (2006), a Educação Infantil voltou às responsabilidades da unidade escolar, atendendo 02 (duas) turmas, uma por período, matutino/vespertino.

O trabalho sério e comprometido desenvolvido com relação ao processo ensino aprendizagem e o bom atendimento aos pais facultaram à Unidade Escolar grande demanda pelas vagas da educação infantil.

A demanda por essa modalidade de ensino - Educação Infantil - levou a unidade a oferecer maior número de vagas em 2007, ampliando assim o atendimento às crianças de 04 e 05 anos. Assim, no ano de 2009, das 10 (dez) turmas atendidas pela Escola, 07 (sete) eram da Educação Infantil e duas turmas da 1ª fase do 1º ciclo. Atualmente, a unidade escolar atende exclusivamente a modalidade Educação Infantil no período matutino e vespertino.

 

 

Não encontrou a informação que procura? Faça aqui sua solicitação.